- Detalhes
Setor responsável pela montagem, fechamento e carregamento de motor-foguete e de motor-teste.
Principais Atividades-Equipamentos
- Detalhes
O TTP (Túnel Transônico Piloto) foi é um túnel moderno e semi-industrial, com seção de testes de 25cm de altura por 30cm de largura, com paredes com fendas longitudinais, para ensaios na faixa de número de Mach de 0,2 a 1,3. O túnel tem circuito convencional fechado e é acionado por compressor axial de dois estágios até número de Mach 1,1 e, a partir daí, utiliza também sistema de injeção de massa de modo intermitente por 30 segundos. Controles automáticos de número de Mach, pressão de estagnação, temperatura de estagnação e umidade garantem variação do número de Mach (0,2 a 1,3) e número de Reynolds (40.000 a 400.000 para corda típica de 2,74cm).
O TTP é uma instalação piloto, adequada para ensaios com modelos com geometria simples (mísseis, veículos de sondagem, artefatos de defesa etc.) e também com modelos acadêmicos (desenvolvimento de perfis, pesquisa básica etc.). Os principais clientes são a FAB (ensaios de artefatos de defesa) e o IAE (ensaios dos veículos de sondagem, Sonda III, VS-30, VS-40).
A instalação vem sendo empregada na formação de recursos humanos em ensaios transônicos, dando apoio a atividades laboratoriais para alunos de graduação e de pós-graduação de diversas universidades e do IAE.
Equipamentos:
- Sistema para ângulo de ataque de –12° a 22°.
- Dispositivo CTS (“Captive Trajectory System”) para alijamento de carga.
- Paredes instrumentadas para assinatura de pressão.
- Sistema de aquisição de pressão com 80 canais.
- Sistema de visualização com Tinta Sensível a Pressão (PSP "Pressure Sensitive Paint").
- Sistema de visualização tipo Schlieren.
- Três balanças internas (3 forças e 3 momentos) para diferentes faixas de esforços.
- Dispositivo de fibra-quente com posicionador especial.
Faixa de medição:
- Número de Mach de 0,2 a 1,3.
- Pressão de estagnação: de 0,5 bar a 1,2 bar.
- Temperatura de estagnação: ambiente até 40°C.
- Umidade: até ponto de orvalho –15°C.
- Forças aerodinâmicas: até 160 N.
Incerteza de medição :
- Número de Mach ± 0,001.
- Pressão de estagnação ± 0,001 bar.
- Temperatura de estagnação ± 0,2 ºC.
- Forças aerodinâmicas: ± 1,0%.
- Detalhes
O Setor de Controle Dimensional (CDI) presta apoio aos projetos do IAE nas áreas de inspeção metrológica dimensional, linear e angular e rugosidade de peças e conjuntos, acabadas ou em processo.
Ao CDI compete realizar a avaliação de conformidade dos requisitos especificados, envolvendo controle dimensional, em apoio às equipes de projeto ao longo do processo de desenvolvimento, fabricação e ensaios de componentes e sistemas e possui procedimentos internos para execução de suas atividades.
Infraestrutura
· Braços de Medição
· Máquina de Medição por Coordenadas
· Medidor Óptico (projetor de perfil)
· Laser Tracker
· Rugosímetro
· Medidor de Espessura
· Medidor de Camadas
· Instrumentos convencionais: paquímetros, micrometros, calibres entre outros.
Competências
· Inspeções metrológica dimensional, linear e angular
· Verificação da rugosidade
· Medição de espessura de materiais ferrosos e não ferrosos
· Medição de camada de materiais ferrosos
· Medição de camada úmida
Informações para Contato
Responsável pelo setor: Antônio Cesar Orozco
Telefone: (12) 3947-4885/4989
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nome da Instituição: Instituto de Aeronáutica e Espaço/DCTA
Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - São José dos Campos – SP - CEP 12228-015 Brasil
- Detalhes
O Laboratório de Baixa Pressão está preparado para realização de calibrações em sensores de pressão, mono ou multi canal, e manômetros até as pressões de 500 mbar. Executa também tarefas de auxilio em calibração e verificação do funcionamento dos sensores instalados para medição da pressão dinâmica dos túneis aerodinâmicos nº 2 e nº 3. O LBP atua, ainda, na preparação de ensaios aerodinâmicos que necessitem de utilização de sensores de pressão, realizando a calibração desses sensores e verificação do funcionamento dos mesmos.
Equipamentos :
Balança digital
Dois conjuntos de cilindros - até 100 mbar
- até 500 mbar
Controle de pressão programado
Serviços :
Calibração de sensores de pressão multi canal
Calibração de sensores de pressão e Calibração de manômetros.
Incerteza de medição :
500 ppm- Detalhes
O TA-2 é um túnel aerodinâmico de circuito e seção de ensaios fechados (dimensões 3m x 2,1m x 3m) cuja velocidade máxima é de 127 m/s e intensidade de turbulência da ordem de 0,7 %. Abaixo de sua seção de ensaios situa-se a balança aerodinâmica, capaz de medir 3 forças e 3 momentos atuantes sobre a maquete durante o ensaio.
Erijido na década de 50, desde 1977 participa ativamente no desenvolvimento da indústria nacional nas áreas de aeronáutica, automobilística, armamentos e construção civil.
É possível realizar, também, medições de pressão sobre modelos (préviamente confeccionados para tal), do campo de velocidades e realizar visualizações de escoamento.
O TA-2 também é empregado em pesquisa aplicada e desenvolvimento de produtos estimulando a inovação, capacitação de pessoal e agregando tecnologias capazes de tornar o produto altamente eficiente. A capacitação e a evolução das metodologias de ensaio é a atitude que representa este laboratório.
Serviços:
Equipamentos:
- Sistema de aquisição de dados National Instruments.
Faixa de medição:
- Velocidade: 5,0 a 127,0 m/s.
- Forças aerodinâmicas: 8.000 a 16.000 N.
- Momentos aerodinâmicos: ± 1.650 Nm.
Incerteza:
- Velocidade: ± 0,2%.
- Forças aerodinâmicas: ± 0,2%.
- Momentos aerodinâmicas: ± 0,3%.
- Detalhes
Descrição
O Laboratório de Identificação, Navegação, Controle e Simulação (LICS) possui a infraestrutura necessária para a realização de simulações “Hardware-In-The-Loop”, ensaios dinâmicos e ambientais de sistemas e sensores inerciais e ensaios dinâmicos de atuadores hidráulicos e pneumáticos para emprego aeroespacial.
O suporte indispensável para o desenvolvimento e integração de tecnologias de Guiamento, Navegação e Controle (GNC) para aplicação em plataformas aeroespaciais encontra-se disponível no LICS, que atende aos projetos executados pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço, às atividades de pesquisa da Subdivisão de Controle (ACE-C) e também a clientes externos à Força Aérea Brasileira.
Infraestrutura
Simulador de um eixo, com outro eixo basculante (uma unidade).
Simulador de dois eixos (duas unidades).
Simulador de três eixos (duas unidades).
Cabeça Divisora (Dividing Head) para testes de acelerômetros.
Ambiente SICA (Sistema de Controle de Atitude), com mesa de mancal a ar.
Ambiente PISA (Plataforma de Identificação de Sistemas Aeroespaciais).
Ambiente SEA (Sistema de Teste de Atuadores).
Duas bancadas para montagens eletrônicas.
Competências
Teste de girômetros com identificação de características dos sensores.
Teste de acelerômetros com identificação de características dos sensores.
Teste de sistemas inerciais e identificação de características de IMUs/INS.
Simulações Hardware-In-the-Loop, para análise de estabilidade e desempenho.
Teste e validação de algoritmos de guiamento, navegação e controle.
Identificação de sistemas aeroespaciais.
Identificação de atuadores.
Informações para Contato
Responsável pelo setor: Euler Gonçalves Barbosa
Telefone: Contato
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Nome da Instituição: Instituto de Aeronáutica e Espaço/DCTA
Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - São José dos Campos – SP - CEP 12228-015 Brasil
Webpage: http://www.iae.cta.br/index.php/laboratorios
Laboratório de Identificação, Navegação, Controle e Simulação (LICS)