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Descrição:

O Laboratório de Ensaios de Trens de Pouso e Componentes (LETP) tem como finalidade principal ensaiar trens de pouso, rodas, sistemas de freios e pneus para a indústria aeronáutica brasileira. A versatilidade dos equipamentos permite aplicações em uma grande variedade de outros produtos da indústria nacional, como exemplo a indústria automobilística.

Os tipos de ensaios executados no laboratório e suas principais características são:

- Ensaio de rolagem em roda: Simula os esforços dinâmicos (fadiga) em cubos de roda durante a utilização no taxiamento de uma aeronave ou no deslocamento de um veículo.

- Ensaio estático em rodas: Simula os esforços estáticos agentes na roda durante o estacionamento e curvas no solo de uma aeronave.

- Ensaio de torque dinâmico em freios e rodas: Simula os esforços agentes no freio e na roda durante as frenagens de uma aeronave.

- Ensaio de queda livre de trens de pouso: Tem por finalidade simular os esforços agentes em trens de pouso e em suas fixações durante operações de aterrissagem de aeronaves.

- Ensaio de estouro de pneus e de rodas: Simula os esforços agentes em rodas quando estas são submetidas a um aumento de pressão no pneu. O ensaio é executado em um fosso para garantir a segurança dos envolvidos, quando ocorrer o estouro do pneu ou da roda.

  • Ensaio de rolagem em roda: O equipamento utilizado é composto de um volante que gira a uma velocidade constante, e o conjunto a ser ensaiado (roda e pneu) é montado num cabeçote ajustável e pressionado ao volante com uma carga previamente definida. As principais características do equipamento são:
  • Carga máxima (radial) de 122.625 N
  • Velocidade constante de 36,7 m/s
  • Rotação constante do volante 30 rpm
  • Diâmetro máximo do pneu a ser ensaiado de 1,4 m

  • Ensaio Estático em rodas:O equipamento utilizado é basicamente uma prensa constituída de uma base rígida com um suporte para a fixação do conjunto roda e pneu e um carro móvel que se desloca entre duas colunas, sendo capaz de aplicar carga no sentido vertical (radial) e horizontal (lateral) sobre o conjunto ensaiado. As principais características do equipamento são: 
  • Carga máxima radial de 196.200 N
  • Carga máxima lateral de 156.960 N
  • Deslocamento radial total de 0,6 m
  • Deslocamento lateral total de 0,4 m
  • Diâmetro máximo do pneu de 1 m

  • Ensaio de torque dinâmico em freios e rodas:O equipamento utilizado é composto de um conjunto de aplicação de carga constituído de um carro ajustável com um atuador hidráulico que aciona um cabeçote basculante, onde é acoplada uma ponta de eixo em balanço para se montar o conjunto a ser ensaiado. Possui também um conjunto rotativo constituído por um eixo, volante e discos de inércia, acionados por um motor de corrente contínua que permite variar a velocidade do ensaio. As principais características do equipamento são:  
  • Carga máxima de 66.708 N
  • Torque máximo de frenagem de 13.665 N.m
  • Velocidade máxima de 98,9 m/s
  • Diâmetro máximo do pneu de 1,25 m

  • Ensaio de queda livre de trens de pouso:O equipamento de queda livre é composto de duas colunas verticais com guias, pelas quais desliza o carro onde é fixado o conjunto trem de pouso. A queda livre do corpo de prova (trem de pouso) pode ser realizada com as seguintes configurações:
  • Queda sobre volante rotativo, com medição de esforços nas fixações do trem de pouso.
  • Queda sobre mesa dinamométrica com pré-rotação da roda e medições simultâneas de esforços nas fixações do trem de pouso e nos transdutores de carga da mesa.
  • Queda sobre superfície rígida (solo), com medições de esforços nas fixações e a pressão nas câmaras do trem de pouso.

As máximas reações admissíveis são:

  • Vertical 490.500 N
  • Longitudinal 392.400 N
  • Lateral 98.100 N
  • Sustentação 122.625 N
  • Ensaio de estouro de pneus e de rodas:O equipamento utilizado neste ensaio é composto de uma bomba hidráulica com capacidade de 690 bar de pressão e vazão de 100 l/h, e utiliza água para amenizar o impacto de um eventual estouro do pneu ou da roda.

 

Competências

  • Realização de atividades de ensaios de trens de pouso e seus componentes, de modo a atender aos regulamentos pertinentes às orientações normativas em vigor;
  • Atuação na prestação de serviços de ensaios de trens de pouso e componentes, objetivando apoiar projetos tecnológicos; e
  • Prover suporte ao desenvolvimento tecnológico do país, dentro de suas respectivas áreas de atuação técnica.

 

Informações para Contato

Responsável pelo laboratório: Douglas Henrique da Silva Costa

 

Telefone:  Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Nome da Instituição: Instituto de Aeronáutica e Espaço / DCTA

Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50. - São José dos Campos – SP - CEP 12228-015 – Brasil.

 
 LETP

 

 
 

Descrição:

O laboratório é destinado a montagem e execução de ensaios estruturais. Possui dimensões de 13 metros de largura por 25 de comprimento e 7 metros de altura. Estruturas rígidas compostas de colunas de aço fixadas em pisos com trilhos reforçados permitem a fixação de corpos de prova para a execução de ensaios estáticos e de fadiga em estruturas completas, ou simplesmente componentes dos mais diversos tamanhos e formas.

Nos ensaios realizados podemos obter dados como carga aplicada, tensões máximas e mínimas, deslocamento, deformação específica ou pressão, possibilitando uma análise detalhada do comportamento estrutural durante ou após o ensaio.

Por mais de 50 anos, o Laboratório de Ensaios Estruturais do DCTA / IAE vem realizando ensaios estáticos e de fadiga.

 

Infraestrutura:

Aplicação de carga:

1 – Equipamento MTS (Material Test System) Aero90

O equipamento possui 70 canais independentes de atuadores hidráulicos com capacidade de 5 a 250 kN e capaz de simular carregamentos simultâneos estáticos ou de fadiga em vários pontos de uma estrutura. A carga gerada em cada canal é obtida por meio de um sistema de correção automática "Closed Servo Loop" comandado por um software de controle.

2 - Máquina Universal de Testes MTS 810.25

Equipamento com capacidade máxima de 250 kN, utilizado na execução de ensaios estáticos ou de fadiga em cdp´s e componentes estruturais. O carregamento é programável através do software de controle MTS MPT gerando uma sequência pré-estabelecida de carregamentos.

3 - Máquina Universal de Testes MTS Landmark

Equipamento com capacidade máxima de 25 kN, utilizado na execução de ensaios estáticos ou de fadiga em cdp´s e componentes estruturais. O carregamento é programável através do software de controle MTS MPT gerando uma sequência pré-estabelecida de carregamentos.

4 - Aquisição de Dados

A aquisição de dados é realizada utilizando hardware e o software gráfico Labview da National Instruments. O sistema possui 170 canais de leitura para strain gages e 100 canais para leituras de outros transdutores (0 a 10 V), a taxa de aquisição de até 100 kHz.

 

Competências:

Nosso Laboratório tem amplas instalações e pessoal técnico com conhecimento em ensaios estruturais estáticos e de fadiga.

Atuadores hidráulicos, servo-controladores para aplicação de cargas, projeto e instalação de ensaios, aquisição de dados de tensão e de deflexão estão entre as ferramentas e métodos disponíveis para auxiliar o desenvolvimento do produto.

Múltiplos atuadores, células de carga e “árvores de carregamento" (mecanismos de distribuição de carga) são usadas para aplicar as cargas no item ensaiado.

Sistemas de controle e segurança para acompanhamento da carga aplicada para evitar deformações excessivas ou erros de aplicação de carga. Os dados podem ser registados continuamente ou instantâneamente aos carregamentos.

Informações para Contato:

Responsável pelo laboratório: Eng. José Amaro de Souza Romero

 

Telefone:  Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 LEES

 

 
 
 Descrição

O Laboratório de Ensaios em Túnel Balístico realiza testes de balística interna, balística externa e balística de efeito. O túnel tem comprimento total de 300 metros, o que lhe confere a possibilidade de efetuar disparos com diversos calibres, quer seja com munições de armas de porte/portáteis (revolveres, pistolas ou fuzis) ou até mesmo com munição de metralhadoras .50” e canhões até o calibre de 30mm.
Nesse contexto, o Túnel Balístico através da seus equipamentos de medição é capaz de:
- Avaliar blindagem (Aeronáutica, Naval ou Terrestre);
- Verificar desempenho de armas e/ou munições;
- Verificar proteção balística de capacete, escudo e coletes;
- Testar produtos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

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Infraestrutura

·           Provetes.

·           Estativas.

·           Sistema de aquisição de dados e imagens.

·           Suportes para os corpos de prova.

·           Estativa de calibração de sensores piezoelétricos.

·           Área para manutenção de armamentos e afins.

 

Competências

·         Apoiar a pesquisa por meio da concepção, do projeto e estabelecendo especificações de dispositivos, de equipamentos, de sistemas e de instalações que visem apoiar a realização de ensaios de itens bélicos;

·           Executar ensaios balísticos de medição de velocidade, cadência, precisão e pressão;

·          Avaliar danos estruturais causados por disparos de armas de fogo, através da instrumentação de outros laboratórios, de itens embarcados em plataformas aéreas, navais ou terrestres.

 

Informações para Contato

Responsável pelo laboratório: REINALDO Costa Machado - SO QSS BMB

Telefone:  Contato

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Nome da Instituição: Instituto de Aeronáutica e Espaço / DCTA

Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50  - São José dos Campos – SP - CEP 12228-015 Brasil 

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Acesso Restrito

 

Descrição:

Realiza ensaios hidrostáticos em vasos de pressão.

 

 

Infraestrutura:

  • Unidade Hidráulica FLUTROL de Baixa Pressão e Alta Vazão, Modelo 660, Capacidade 3000 psi.
  • Unidade Hidráulica FLUTROL de Alta Pressão e Baixa, Modelo DSHF-202, Capacidade 20000 psi.
  • Unidade Hidráulica ACOÉ de Alta Pressão e Baixa Vazão, Modelo BTC-01, Capacidade 10000 psi.
  • Unidade Hidráulica ACOÉ de Alta Pressão e Baixa Vazão, Modelo BTC-01, Capacidade 20000 psi.
  • Sistema de Aquisição de Dados National Instruments, Modelo SCXI.

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Competências:

Realiza Ensaios Hidrostáticos de qualificação e recebimento de itens que necessitem ser submetidos à pressão.
Capacidades Nominais:

Pressão de até 3000 psi, a vazão máxima de 38 L / min.

Pressão de até 2000 psi, a vazão máxima de 2,62 L / min.

Sistema automático de aquisição de dados com 150 canais e armazenamento digital de dados.

Informações para Contato:

Responsável pelo laboratório: Téc. Eduardo Menotte Chaves

 

Telefone:  Contato

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 LEHI

 

 
 
 
Descrição

 

O Setor de Inspeção Não Destrutiva (IND) presta apoio aos projetos do IAE nas áreas de inspeção não destrutiva.

Ao IND compete realizar a avaliação de conformidade dos requisitos especificados envolvendo inspeção não destrutiva e medição de dureza, em apoio às equipes de projeto e no desenvolvimento, fabricação e ensaios de componentes e sistemas e possui procedimentos internos para execução de suas atividades.

 

Infraestrutura 

· Analisador de Ligas Portátil

· Aparelho de Raios X - 450 kV

· Aparelho de Raios X - 225 kV

· Aparelho de Ultrassom

· Durômetro Brinell

· Durômetro de Impacto Poldi

· Durômetro Brinella – Portátil

Competências

· Radiografia Industrial

· Ultrassom

· Líquido Penetrante

· Partículas Magnéticas

· Análise de Ligas

· Medição da dureza

 

Informações para Contato

Responsável pelo setor: Antônio Cesar Orozco

Telefone: (12) 3947-4885/4897

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nome da Instituição: Instituto de Aeronáutica e Espaço/DCTA

Endereço: Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 - São José dos Campos – SP - CEP 12228-015  Brasil

 

 IND

 

Subcategorias

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