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Serviços Tecnológicos Especializados

 


SUBDIRETORIA DE ENGENHARIA (SDEG)

ACE - Divisão de Aerodinâmica, Controle e Estruturas

Laboratório de Identificação, Navegação, Controle e Simulação (LICS)

Laboratório de Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial (LSIA) 

Túnel Aerodinâmico 2 (TA-2)

Túnel Aerodinâmico 3 (TA-3)

Túnel Transônico Piloto

 

AEL - Divisão de Eletrônica

Laboratório de Montagem de Equipamento Eletrônicos (LMEE)

Laboratório de Testes de Baixa Frequência (LTBF)

Laboratório de Testes de Alta Frequência (LTAF)

Laboratório de Testes de Compatibilidade Eletromagnética (LCEM)

 

Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura (LMEV)

Laboratório de Materiais Poliméricos (LMPO)

Laboratório de Processamento de Pós (LPPO)

Laboratório de Sinterização (LSIN)

Laboratório de Fusão e Refino (LFRE)

Laboratório de Tratamento Térmico (LTTE)

Laboratório de Processamento de Materiais Termoestruturais (LPMT)

 

  • APR - Divisão de Propulsão

Laboratório de Ensaio de Turbinas a Gás (LETG)

Laboratório de Ensaios de Motor a Pistão (LEMP)

Laboratório de Ensaio de Propulsão (LEPR)

Laboratório de Análises Instrumentais (LAAI)

Laboratório de Análises Químicas (LAAQ)

Laboratório de Síntese (LASI)

Laboratório de Materiais Energéticos (LAME)

Laboratório de Propelentes (LAPR)

Laboratório de Propriedades Mecânicas (LAPM)

Laboratório de Pirotecnia (LPIR)

 


SUBDIRETORIA TÉCNICA (SDTE)

AIE - Divisão de Integração e Ensaios

Laboratório de Ensaios Climáticos (LECL)

Laboratório de Ensaios de Vibração (LEVI)

Laboratório de Propriedades de Massa (LPMA)

Laboratório de Ensaios de Aceleração (LEAL)

Laboratório de Calibração (LCAL)

Laboratório de Filtros do Ar (LAFA)

Laboratório de Ensaios de Impacto (LEIM)

Laboratório de Ensaios Estruturais (LEES)

Laboratório de Ensaios de Trens de Pouso e Componentes (LETP)

Laboratório de Ensaios Hidráulicos (LEHI)

 

ALA - Divisão de Aerodinâmica

 

AMR – Divisão de Materiais

 

APA – Divisão de Propulsão Aeronáutica

 

APM – Divisão de Produção de Motores

 

ASA – Divisão de Sistemas Aeronáuticos

 

ASD – Divisão de Sistemas de Defesa

 

AGP - Divisão de Garantia do Produto Espacial

 

ACA – Divisão de Ciências Atmosféricas

 

AEL – Divisão de Eletrônica

 

AIE – Divisão de Integração e Ensaios

 

APE – Divisão de Propulsão Espacial

 

AQI – Divisão de Química

 

ASE - Divisão de Sistemas Espaciais

 

O VS-30 Orion é um veículo suborbital de dois estágios a propulsão sólida com capacidade de efetuar missões com cargas úteis de 160 kg para um apogeu de 350 km.

O primeiro estágio é constituído pelo propulsor S30 e o segundo estágio pelo propulsor Improved Orion, de fabricação americana.

O veículo possui cerca de 8,8 metros de comprimento e massa total de aproximadamente 1,8ton na decolagem.

O primeiro voo de qualificação ocorreu em 2000 , a partir do CLA, e até o presente foram efetuados 7 lançamentos.


vs30orion

VS 30 - Orion no lançador universal do CLA

 

Este projeto teve como objetivo desenvolver um propulsor líquido que utilizasse querosene e oxigênio líquido e que fosse capaz de substituir o propulsor sólido do quarto estágio do VLS-1. Como consequência da maior eficiência energética da propulsão líquida, seria possível aumentar a massa satelitizável do VLS-1 de uma maneira mais precisa. O empuxo nominal do L5 é de 5kN.

Em dezembro de 2011, a Divisão de Propulsão Espacial do IAE realizou com sucesso os ensaios de qualificação em solo do motor L5, concluindo uma importante etapa para a capacitação do IAE no desenvolvimento da tecnologia de propulsão líquida. Ao longo dos ensaios foram realizadas medidas de empuxo, vazão, pressão e temperatura em diferentes pontos das linhas de alimentação dos propelentes, bem como no próprio motor (cabeçote de injeção, câmara de combustão e tubeira). O tempo de cada ensaio variou entre 40 e 120 segundos. O desempenho do Motor L5 foi conforme esperado, para as condições atmosféricas (em solo), estimando-se que os parâmetros propulsivos estejam próximos daqueles previstos em projeto para o voo.

 



Motor L5

Ensaio do motor L5

O VSB-30 é um veículo suborbital com dois estágios a propulsão sólida com capacidade de transportar cargas úteis científicas e tecnológicas, de 400 kg, para experimentos na faixa de 270 km de altitude. Para experimentos em ambiente de microgravidade, o VSB-30 permite, como especificado, que a carga útil permaneça cerca de seis minutos acima da altitude de 110 km.

O VSB- nasceu de uma consulta do DLR ao CTA/IAE sobre a possibilidade de desenvolver um propulsor a ser utilizado como booster (motor de decolagem) para o veículo de sondagem VS-30, de forma a incrementar sua performance para emprego no Programa Europeu de Microgravidade e do interesse da AEB em desenvolver experimentos na área de microgravidade. O seu desenvolvimento foi iniciado em 2001 e o primeiro voo ocorreu em 23 de outubro de 2004, no CLA, durante a Operação Cajuana.

O primeiro lançamento em solo europeu ocorreu em dezembro de 2005, com o voo do VSB-30 V02, transportando a carga útil Texus EML 1, a partir do Centro de Lançamento de ESRANGE em Kiruna, Suécia.

O processo de certificação do VSB-30 junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) foi realizado com base na Resolução n.º 60, de 17 de maio de 2004, do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira, e na ICA 80-2, aprovada pela Portaria n.º 699/GC3, de 6 de julho de 2006, do Comando da Aeronáutica.

Até o presente momento foram efetuados:

31 Lançamentos com sucesso
4 no Brasil (CLA)
24 na Suécia (Esrange Space Center - ESC)
1 na Noruega (Andoya Space Center - ASC)
2 na Austrália (Woomera Test Range - WTR)

As características físicas principais do veículo são:

  • - Comprimento: 12.639,6 mm
  • - Diâmetro dos estágios: 577 mm
  • - Massa total na decolagem: 2.579 kg
  • - Massa de propelente:
  • - Primeiro estágio: 670 kg
  • - Segundo estágio: 874 kg
  • - Massa prevista de carga útil: 400 kg

As características de vôo para uma carga útil de 400 kg são:

  • - Velocidade máxima: 2.000 m/s
  • - Aceleração máxima: 11 g
  • - Mach máximo: 6,9
  • - Apogeu: 276 km (elevação: 87,3º)
  • -Tempo de microgravidade: 350 s

 


vsb30

VSB30 - Lançamento do VSB30 na Noruega (Andoya Space Center - ASC) em junho de 2022


Caso o vídeo abaixo não funcione baixe-o NESSE LINK





 

Descrição

A Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) é uma carga útil para os veículos de sondagem VS-30 e VSB-30 que servirá de plataforma nacional para atender o Programa Microgravidade da AEB. Esta plataforma é constituída de um conjunto de módulos controlado em velocidade angular, equipado com um sistema de telemetria para a transmissão de dados de voo e dos experimentos, e dotado de um sistema de recuperação para resgate no mar. A plataforma também é responsável pela fixação, alimentação elétrica e proteção ambiental dos experimentos embarcados durante todas as fases do voo, em módulos herméticos e não herméticos.

Objetivo

Desenvolver uma carga útil para os veículos de sondagem VS-30 e VSB-30, que servirá de base para experimentos de microgravidade.

Gerente

Anderson Cattelan Zigiotto

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(12) 3947-4967

Status

Ativo



PSM MQ configuracao 1

Concepção Do Modelo de Qualificação do PSM

PSM MQ integrada 1

Modelo De Qualificação do PSM Integrado

 

 

 

O projeto denominado Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA) foi concebido com o objetivo de oferecer ao país uma plataforma espacial para realização de experimentos em microgravidade, destinado a operar em uma órbita de 300 km, com capacidade de transportar experimentos científicos e tecnológicos de até 55 kg, com permanência orbital de até dez dias, sendo posteriormente reconduzido a Terra e recuperado.

Em função dos desafios impostos pelo projeto, seu plano de desenvolvimento foi dividido em quatro etapas, sendo duas suborbitais e duas orbitais.

A primeira etapa de desenvolvimento, denominada SARA Suborbital 1, compreendia o desenvolvimento dos seguintes sistemas: eletrônica embarcada, módulo de experimentação, sistema de recuperação e resgate.

O desenvolvimento do SARA Suborbital 1 foi finalizado em 2015, onde todos os subsistemas e o satélite integrado foram embarcados no veículo VS-40M para qualificação em voo, por ocasião da Operação São Lourenço realizada no CLA.

Com o aprendizado obtido com a Operação São Lourenço, o projeto passou por uma reavaliação da estrutura interna na tentativa de se corrigir alguns aspectos que foram observados em testes estruturais e de qualificação pelos quais o módulo passou antes do lançamento, sendo, desde então, denominado SARA Suborbital I-V.2. No entanto, após o lançamento ocorrido em 2015, o projeto foi descontinuado no final de 2018.

Dentre as contribuições do projeto SARA podem ser citadas o desenvolvimento de tecnologias de proteção térmica para a reentrada atmosférica, do subsistema de recuperação, do subsistema de controle de atitude e também o uso de ferramentas de Engenharia de Sistemas e de Gerenciamento de Projetos durante todas as fases do projeto.


sara
Representação Esquemática do SARA: Lançamento, órbita e recuperação.

Subcategorias

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